O mercado tem lançado cada vez mais produtos que permitem a praticidade nos setores que movem a economia brasileira, como é o caso da Indústria e o Comércio. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor é considerado um dos ramos mais importantes do país, sendo responsável por grande parte das gerações de empregos, desenvolvimento econômico e inovações tecnológicas, sem contar com a atuação na qualidade de vida das pessoas, quando bem empregadas e cuidadas em seus ambientes de atuação.
Por isso, é necessário que esses espaços recebam não apenas uma boa estrutura, mas, também equipamentos e recursos que promovam cada vez mais agilidade aos processos, contribuam com a segurança e ainda priorizem a integridade física dos funcionários, como também protejam o espaço ambiental.
Esses passos são criados por meio das normas responsáveis, que, por sua vez, garantem que as empresas sigam uma série de regras como forma de proteção ambiental e físico. Além disso, há ainda as instalações de equipamentos de segurança, como é o caso dos extintores, sensores de fumaça e outros. Entretanto, há também produtos utilizados que podem fazer toda a diferença no dia a dia de uma Indústria, como é o caso da porta rápida.
Constituída de lona de PVC, esse modelo recebe um tratamento especial que mantém sua estrutura resistente à chamas classe II, impedindo propagação de incêndio e de fumaças, minimizando impactos em casos de acidentes.
Além disso, para sustentação e desempenho da lona, a porta contém uma estrutura metálica, formada por aço zincado ou aço inox, que garante total resistência a intempéries climáticas, como também é resistente à características ambientes, evitando desgastes e corrosão.
Em sua estrutura, a porta recebe uma viseira transparente, que permite a observação do lado externo e interno quando fechada, uma forma de auxiliar os serviços e ainda facilitar o transporte de cargas.
A porta rápida também possui uma ótima vedação, impedindo a proliferação de sujeiras, bactérias e outros resíduos, sendo uma característica que faz com que essa porta seja muito utilizada em indústrias que passam rigorosamente em testes de qualidade, como é o caso da alimentícia, farmacêutica e cosmética.
A porta rápida apresenta uma série de vantagens e benefícios, como por exemplo:
A porta rápida é muito utilizada para divisão de ambientes na indústria, impedindo a proliferação de resíduos e poeiras, permitindo e facilitando, também, a passagem de equipamentos e carga ou descarga dos produtos.
Além disso, ela pode ser utilizada em ambientes internos comerciais, dentro de supermercados e frigoríficos, indicando e garantindo os mesmos teores de qualidade para esses locais.
É válido ressaltar que nem todos os ambientes industriais ou comerciais precisam receber a instalação desse tipo de porta, por isso, separamos duas dicas para ajudar você, empreendedor, a entender essa necessidade. Confira abaixo.
É importante analisar os tipos de produtos que são produzidos pela sua fábrica, consultando assim os controles de qualidade vigentes para o seu setor de atuação. Por exemplo, empresas responsáveis pela fabricação de alimentos, shampoos, perfumes e outros itens relacionados utilizam esse modelo a fim de evitar contaminações.
Por fim, é possível comparar esse modelo com outros relacionados, verificando as vantagens e benefícios de ambos, garantindo assim a melhor escolha para a sua indústria.
Uma das vantagens dessa porta é a facilidade de instalação e pouca necessidade de manutenção, devido a sua alta resistência e durabilidade.
A instalação é realizada pela empresa fabricante, de modo geral, pode ser resumida em colocação da estrutura metálica, adequação do sistema automatizador e, por fim, implantação da lona em PVC.
É importante consultar a empresa fabricante para entender os tipos de portas disponíveis, cores, possibilidades para instalação das viseiras e, até mesmo, informações relacionadas a potência das portas e se podem ser utilizadas em ambientes externos, se for o caso.
O mercado dispõe de dois tipos de manutenções que, geralmente, são realizadas nos equipamentos e instrumentos industriais, que garantem a correta funcionalidade desses maquinários. O mesmo acontece com as estruturas que compõem esses espaços, como a porta rápida.
O processo de manutenção preventiva é o mais comum para esse modelo, isso porque apenas visa evitar problemas nas engrenagens, estrutura ou no sistema automatizado. Por isso, esse tipo de manutenção deve ser realizado periodicamente, garantindo o bom desempenho da porta.
Já a manutenção corretiva, que visa reparar algum defeito causado pelo tempo ou utilização, não é um processo comumente necessário, isso porque o modelo dispõe de ótima durabilidade e resistência, diminuindo qualquer incidência de defeitos em sua estrutura. Entretanto, se esse é o caso, é importante contar com um profissional qualificado e especializado.
As NRs (Normas Regulamentadoras) consistem em uma série de regras que devem ser cumpridas nos setores produtivos, com o objetivo de evitar acidentes, desgastes e perdas físicas, como também qualquer tipo de prejuízo do empreendedor ou ao meio ambiente.
Isso diz respeito também às estruturas. Então, é importante que a empresa em questão entenda o seu papel mediante essas regras conforme o seu setor produtivo, garantindo portas, equipamentos e outros instrumentos resistentes, que estejam dentro das normas de segurança vigentes, como também para controle de qualidade.
Na Megadoors você pode ter acesso às melhores portas disponíveis no mercado por um valor acessível. O fabricante, líder de vendas no Brasil, conta com modelos tecnológicos e confeccionados com qualidade de ponta, garantindo a satisfação de seus clientes.